Hogwarts Legacy é um jogo eletrônico de RPG de ação desenvolvido pela Avalanche Software e publicado pela Warner Bros. Interactive Entertainment sob o selo Portkey Games. O jogo é ambientado no final do século XIX do universo de Harry Potter, um século antes dos eventos narrados nos livros de J.K. Rowling. O jogador controla um aluno matriculado na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts que aprende a manejar uma série de habilidades e objetos mágicos. Com a ajuda de colegas e professores, a protagonista embarca em uma jornada para desenterrar um antigo segredo que há muito está escondido no mundo mágico.
O desenvolvimento do jogo começou em 2018, e as primeiras imagens do jogo vazaram na Internet no mesmo ano. Após seu anúncio oficial em 2020, o jogo atraiu uma expectativa significativa. Antes de seu lançamento, atraiu polêmica devido às opiniões da criadora de Harry Potter, J. K. Rowling, sobre pessoas transgênero e acusações de incluir tropos antissemitas, levando a pedidos de boicote. Após alguns atrasos, foi lançado em 10 de fevereiro de 2023 para PlayStation 5, Microsoft Windows e Xbox Series X/S. Está programado para ser lançado no PlayStation 4 e Xbox One em maio e Nintendo Switch em julho de 2023.
O período de acesso antecipado de Hogwarts Legacy resultou em audiência recorde na plataforma de streaming Twitch, tornando-o o jogo single-player mais assistido de todos os tempos. Duas semanas após seu lançamento, o jogo vendeu mais de 12 milhões de cópias, gerou US$ 850 milhões em receita global e acumulou mais de 280 milhões de horas jogadas globalmente, quebrando recordes da Warner Bros. Games. Hogwarts Legacy recebeu críticas favoráveis dos críticos, com elogios por seu combate, design de mundo, personagens e fidelidade ao material de origem, e críticas por seus problemas técnicos e falha em inovar como um jogo de mundo aberto.
Postar um comentário